O que antes poderia ser visto como um luxo ou até um produto inacessível, agora está virando moda em todo o país. O crescimento de confeitarias, lojas de bolo e docerias gourmet mostra que novos sabores são bem-vindos e que até mesmo as receitas doces mais tradicionais podem ganhar novas versões.

Empreendimentos gastronômicos que comercializam doces e bolos finos, com receitas tradicionais em nova roupagem, têm apresentado um crescimento expressivo:

Um dos grandes diferenciais do segmento é oferecer produtos artesanais, ou seja, que não são produzidos em larga escala e se destacam pelo sabor diferenciado, menos industrializado. Neste contexto, as pequenas empresas saem na frente, já que podem explorar esse nicho e conquistar os clientes pelo toque “caseiro” e uso de ingredientes de alta qualidade.

De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), em 2018, o Brasil possui mais de 70 mil padarias, sendo a maioria delas classificadas como micro e pequenas empresas. A associação também afirma que a próxima década promete ser ainda melhor para o setor, com a expansão das chamadas “padarias gourmet”. A tendência é que esses empreendimentos ampliem cada vez mais os serviços e possam competir com os supermercados, oferecendo produtos e serviços variados.

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